segunda-feira, 10 de junho de 2013

África do Sul reza pela recuperação de Nelson Mandela

Partilha


Mandela, 94 anos, foi internado sábado num hospital de Pretória com  uma infeção pulmonar, "em estado grave, mas estável", de acordo com um comunicado  da Presidência sul-africana divulgado sábado, a última vez que foram fornecidas  informações sobre o líder histórico do ANC. 

De acordo com a estação de rádio Eywitness News esperava-se hoje um  novo comunicado da Presidência, mas o porta-voz de Jacob Zuma indicou que  o gabinete não dispõe de informações novas por parte dos médicos do hospital  onde Mandela está hospitalizado, em Pretória. 
Entretanto, muitos cidadãos sul-africanos aproveitaram hoje para, durante  os serviços religiosos nas igrejas de todo o país, rezarem pelo herói da  luta contra o apartheid. 
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, pediu sábado para os os compatriotas  dedicarem as "orações a Madiba", nome pelo qual é conhecido Nelson Mandela,  membro da realeza Xhosa, nascido em 1918. 
De acordo com a EFE, frente à casa de Mandela, em Joanesburgo, os condutores  reduzem a marcha e muitas pessoas deixam mensagens de apoio ao líder sul-africano  e à família depositando flores e pedras pintadas com várias cores. 
As mensagens de esperança sobre o estado de saúde de Mandela são um  assunto em destaque entre os sul-africanos nas redes sociais Twitter e Facebook.
O jornal Suday Times publica hoje o título "É a hora de deixar de marchar"  junto a uma fotografia de Mandela, sorridente e a dizer adeus com uma das  mãos. 
A frase é de Andrew Mlangeni, amigo de Mandela e antigo ativista anti  apartheid que no jornal insta a família de Madiba a liberta-se "espiritualmente  e a colocar toda a fé nas mãos de Deus". 
Esta é a quarta vez desde dezembro que Nelson Mandela é hospitalizado.
Mandela lutou 67 anos contra o regime de segregação racial e passou  27 anos preso pelo regime do apartheid. 
Em 1993 foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz e foi o primeiro presidente  negro da história da África do Sul. 
A última aparição pública de Mandela remonta a 2010, na cerimónia de  encerramento do Mundial de Futebol que se realizou na África do Sul. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Envia os teus vídeos

caboverde
caboverdelife@hotmail.com

Eu clico e TU?

Ami é de Cabo verde e bó?
LIKE

Bu Gosta de Nós SIte

Like Cabo Verde

Visitantes

javascript:void(0)

Seguidores